Notícias da Diretoria

DPC celebra Data Magna da Marinha

Por ocasião do 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) realizou, no dia 8 de junho, no cais da Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), cerimônia militar com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, e sua tripulação.


Marinha do Brasil participa de workshop da ROCRAM na Argentina A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), participou, no período de 14 a 18 de maio, na cidade de Buenos Aires, Argentina, do Workshop Regional: "As Convenções da Organização Marítima Internacional sobre Responsabilidade Civil”. Na oportunidade, foram abordadas as seguintes Convenções: Fundo, de 1992; Substâncias Nocivas e Perigosas, de 1996; Bunker, de 2001, Limitação de Responsabilidade, de 1976; Remoção de Destroços (Nairobi), de 2007; e Atenas, de 1974.

Reunião Funcional de Capitanias dos Portos do Grupo Norte é realizada em Santarém

Nos dias 21 e 22 de maio, foi realizada a Reunião Funcional das Capitanias dos Portos do Grupo Norte, na Capitania Fluvial de Santarém (CFS), município do Pará. Promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), com a participação da Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), a reunião teve como propósito discutir ações para padronizar os procedimentos comuns às Organizações Militares que atuam no Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário.


DPC realiza Fórum sobre Facilitação do Tráfego Marítimo

Em 16 de maio, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) realizou mais um Fórum Consultivo da Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional (CCA-IMO), o oitavo em 2018. O evento serve de preparação para as reuniões deliberativas na IMO e, desta vez, teve como foco a 42ª Sessão do Comitê de Facilitação do Tráfego Marítimo (FAL 42), a ser realizada na sede da IMO, em Londres, de 05 a 08 de junho de 2018.