44ª Regata DPC reúne velejadores nas águas da Guanabara

No dia 16 de junho, velejadores e amantes da vela reuniram-se na Baía de Guanabara para participar da 44ª Regata da Diretoria de Portos e Costas (DPC). Organizada pelo Iate Clube Icaraí, em Niterói (RJ), a competição integra o calendário da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ) e fez parte das comemorações pelo 111º aniversário da Diretoria.

Mais de 150 competidores participaram da Regata DPC, divididos em dezenas de embarcações de Classes como HPE 25, Europa, Velamar 22, Cruzeiro, Multicasco, Laser, Optmist, Dingue, ORC, J24, dentre outras. Melhor para o veleiro Vesper V, da Classe ORC, conduzido por João Matos, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), o “fita azul” da prova, que na linguagem naval é conhecido como o primeiro a cruzar a linha de chegada.

Além dos velejadores, a competição foi prestigiada pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, pelo ex-Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, autoridades militares, representantes da comunidade marítima, da DPC e integrantes do movimento de escoteiros, que participaram do hasteamento da bandeira durante a cerimônia de abertura da prova. O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, aproveitou a oportunidade para reforçar a intenção da DPC em incentivar as atividades náuticas e difundir a mentalidade de segurança da navegação.

A Regata DPC foi realizada pela primeira vez no ano de 1972, por iniciativa do Vice-Almirante Hilton Beirutti e do então Comodoro do Iate Clube de Icaraí, Sr. Alzir de Castro Faria.

Confira outros resultados, por Classe, da 44ª Regata DPC:

- Cruzeiro
1º Lugar: Barco Chame / Ary Marques (PCSF)

- Multicasco
1º Lugar: Barco Sot Cat / Marcello Valadares (CNC)

- Laser Stander
1º Lugar: Barco Highlander / Luiz José junior (CNC)

- Laser Radial
1º Lugar: Barco Luz Difusa / Paulo Demétrio (ICB)

- J24
1º Lugar: Barco Marcana/ Marcus Bizerra (EN)