DPC promove 5º Fórum Consultivo de 2018

No dia 21 de março, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) realizou mais um Fórum Consultivo da Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional (CCA-IMO), o quinto em 2018. O evento, que serve de preparação para as reuniões deliberativas na IMO, teve como foco a 72a Sessão do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC 72) e foi realizado no auditório da DPC, no Rio de Janeiro.

O encontro foi conduzido pelo Coordenador do Comitê, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fernando Alberto Gomes da Costa, e contou com a participação de representantes de sociedades classificadoras, de empresas de navegação do setor de petróleo e gás, da COPPE/UFRJ, além de profissionais da área marítima interessados no assunto.

Na ocasião, foram abordados temas relacionados à mitigação de emissões que contribuem para efeito estufa provenientes de navios; à eficiência energética para a redução de emissões provenientes de navios; aos combustíveis de baixo teor de enxofre; e ao gerenciamento de água de lastro.