DPC promove Estágio para Oficiais de Capitanias, Delegacias e Agências (ESPOC T-2/2017)

No período entre os dias 27 de novembro e 08 de dezembro, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) promoveu a segunda fase presencial do Estágio Preparatório para Oficiais Designados para Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências (ESPOC T-2/2017). O Estágio é realizado a cada seis meses e tem o propósito de qualificar os Oficiais nomeados ou designados para exercerem funções nas Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), apresentando fundamentos sobre Poder Marítimo, Marinha Mercante e metodologia de ensino.

Na oportunidade, militares da DPC proferiram palestras relacionadas ao Ensino Profissional Marítimo, à Segurança do Tráfego Aquaviário e às vistorias e inspeções navais. Parte da programação também ocorreu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), onde participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre embarcações empregadas em mar aberto e em navegação interior, convenções e códigos internacionais, tráfego e permanência de embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), entre outros assuntos.

A programação contou ainda com visitas ao Tribunal Marítimo (TM), à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e à Escola de Guerra Naval (EGN), ocasião em que foram realizados Jogos Simulados e apresentados estudos de casos com o objetivo de desafiar os participantes a encontrar a melhor forma de resolver situações, tais como eventos de poluição nas águas, relacionamento com a mídia e aplicação de penalidades.

Na DPC, o Diretor de Portos e Costas destacou a importância da busca da excelência no atendimento ao público, a relevância e visibilidade da atividade, bem como a realização profissional dos que trabalham nas atividades afetas à Autoridade Marítima.